quinta-feira, 10 de dezembro de 2009


JASOM LEÃO, comandante do grupo SANCARI, um grande lutador para transformar o carimbó em patrimônio Cultural. - VI-CONFINTEA- UNESCO

TAMBOR DE PAU por aqui chamado de curimbó a base do ritmo CARIMBÓ.

O povo na rua. É PAIDÉGUA.

VI- CONFINTEA - UNESCO, o povo dançando Carimbó.

CORDÃO DO PEIXE BOI - Ao fundo a Igreja Matriz completamente iluminada, atrás do peixe o povo dançando e cantando nossas toadas. ARRASTÃO DO PAVULAGEM - VI-CONFINTEA - UNESCO.

Boi Malhadinho, um grande exemplo de luta pela cultura popular, um grande projeto de crianças carentes do Bairro do Guamá -Belém Pará, o boi estava aguardando a saida do cortejo. VI- CONFINTEA - UNESCO
VI CONFINTEA de 01 a 04 de dezembro em Belém do Pará, infelizmente não tive acesso as plenárias, apenas no encerramento com o cortejo cultural, que saiu da Pca. Felipe Patroni em direção ao Pier das Onze Janelas (UM LUGAR BELÍSSIMO). Na pequena trajetória, vimos uma verdadeira salada cultural, com as presenças do Cordão do Peixe Boi (Arraial do Pavulagem), Boi Malhadinho do Bairro do Guamá, presença forte neste segmento (TOADAS DE BOI-BUMBÁ), mais adiante um palco armado com a presença do pai de santo PAI TAIANDÔ, mandando seus pontos de Umbanda e uma grande recpção por parte do público. Mais adiante uma galera de palhaços e seus malabares e chegando ao pier apresentação dos grupos de Carimbó MOARA e SANCARI, os mais expressivos representantes do carimbó em nossa cidade. Dá para imaginar que existia música e cultura para todos os gostos. A cidadede Belém agradece a esses eventos, gente de todo lugar do mundo caminhando ao lado de nossos cablocos e de nossos artistas.

JURACI SIQUEIRA, afirmo com a maior certeza que ele é um grande artista, conduz a muitos anos a forma de fazer poesia de modo alternativo. Gente ele carrega em sua pasta tudo de grande que se possa imaginar, como ex.: gráfica, editora, a distribuição e a venda de seus livros, além da grande criação, sem dúvida nenhuma além de respeitar tiro o meu chapéu para recebê-lo e admirá-lo.